domingo, 27 de janeiro de 2013

Assine a Vila Digite seu e-mail e receba nossas dicas diariamente, é grátis. Home - Blog de Artesanato da Vila do Artesão Feirinha de Artesanato de Curitiba – dica de passeio 13. abr, 2010 por Cris Turek 8 A feira de artesanato de Curitiba é um clássico que se repete todos os domingos desde 1973 no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba. O Largo, para quem não conhece nada aqui, era o espaço onde os tropeiros descansavam seus cavalos quando vinham do interior e de outros estados em meados do século 18. Nesse lugar tem um bebedouro e em torno do bebedouro do Largo muitos prédios foram construídos para atender os comerciantes da cidade daquela época, e também a comunidade que crescia. Assim ali se encontra a igreja mais antiga de Curitiba, a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, que era um armazém de secos e molhados e a Casa Vermelha, uma loja de ferragens, onde eu me lembro ter ido com minha mãe algumas vezes. Todos esses prédios foram restaurados e se transformaram em museus que contam um pouco de toda essa história. Envolvida por esse túnel do tempo, cresceu a feirinha de artesanato. No início muito tímida, que encerrava as atividades logo depois da última missa da Igreja do Rosário, aos poucos invadiu ruas laterais, subiu para o Largo de São Francisco e tornou-se um dos cartões postais da cidade. Não vamos falar em anos certo, mas eu frequentei muito essa feirinha desde aquelas épocas, e voltando agora para essa visita, algumas coisas parecem continuar exatamente iguais, com o mesmo encantamento. Para nós, amantes do trabalho artesanal, a feirinha é viciante. Até as coisas mais bobas nos prendem a atenção. Ali encontramos todos os tipos de trabalhos artesanais, barracas de comidas típicas, galerias de arte, sebos, antiquários e hoje em dia objetos de apelo ecológico. Simplesmente um lugar mágico onde os curitibanos marcam encontro para o papo e os visitantes da cidade passeiam para descobrir seus cheiros, cores e sabores. A feirinha também tem personagens engraçados e históricos, o casal cego que canta sertanejo, o grupo de chorinho que toca sempre sob a mesma árvore, o músico Plá, o Oil Man, nossa, são muitas figuras pitorescas, em algumas delas você vai esbarrar com certeza. Uns se apresentam ali desde o primeiro ano, outros novos surgiram, representando o futuro cheio de inovações, mas a cidade em volta permanece a mesma. O relógio das flores, a Praça Garibaldi, a Igreja Batista com sua torre, o Solar do Rosário e muitos outros espaços. Estamos vendo hoje um panorama de todo esse lugar, mas aguardem pois vou mostrar também o que encontramos nas barracas, os trabalhos que são objeto de desejo de todos que por aqui passaram pelo menos uma vez. Venham caminhar comigo e curtir as fotos que eu e Marcelo fizemos.











Feirinha de Artesanato de Curitiba – dica de passeio



8


A feira de artesanato de Curitiba é um clássico que se repete todos os domingos desde 1973 no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba. O Largo, para quem não conhece nada aqui, era o espaço onde os tropeiros descansavam seus cavalos quando vinham do interior e de outros estados em meados do século 18.
Nesse lugar tem um bebedouro e em torno do bebedouro do Largo muitos prédios foram construídos para atender os comerciantes da cidade daquela época, e também a comunidade que crescia. Assim ali se encontra a igreja mais antiga de Curitiba, a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, que era um armazém de secos e molhados e a Casa Vermelha, uma loja de ferragens, onde eu me lembro ter ido com minha mãe algumas vezes. Todos esses prédios foram restaurados e se transformaram em museus que contam um pouco de toda essa história.


Envolvida por esse túnel do tempo, cresceu a feirinha de artesanato. No início muito tímida, que encerrava as atividades logo depois da última missa da Igreja do Rosário, aos poucos invadiu ruas laterais, subiu para o Largo de São Francisco e tornou-se um dos cartões postais da cidade. Não vamos falar em anos certo, mas eu frequentei muito essa feirinha desde aquelas épocas, e voltando agora para essa visita, algumas coisas parecem continuar exatamente iguais, com o mesmo encantamento.


Para nós, amantes do trabalho artesanal, a feirinha é viciante. Até as coisas mais bobas nos prendem a atenção. Ali encontramos todos os tipos de trabalhos artesanais, barracas de comidas típicas, galerias de arte, sebos, antiquários e hoje em dia objetos de apelo ecológico. Simplesmente um lugar mágico onde os curitibanos marcam encontro para o papo e os visitantes da cidade passeiam para descobrir seus cheiros, cores e sabores.

A feirinha também tem personagens engraçados e históricos, o casal cego que canta sertanejo, o grupo de chorinho que toca sempre sob a mesma árvore, o músico Plá, o Oil Man, nossa, são muitas figuras pitorescas, em algumas delas você vai esbarrar com certeza. Uns se apresentam ali desde o primeiro ano, outros novos surgiram, representando o futuro cheio de inovações, mas a cidade em volta permanece a mesma. O relógio das flores, a Praça Garibaldi, a Igreja Batista com sua torre, o Solar do Rosário e muitos outros espaços.



Estamos vendo hoje um panorama de todo esse lugar, mas aguardem pois vou mostrar também o que encontramos nas barracas, os trabalhos que são objeto de desejo de todos que por aqui passaram pelo menos uma vez. Venham caminhar comigo e curtir as fotos que eu e Marcelo fizemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário